segunda-feira, 9 de junho de 2008

Factor abiótico-Luz


As Plantas captam a energia luminosa, que utilizam para realizar a fotossíntese, para produzir o seu próprio alimento.

A luz influencia o desenvolvimento e a distribuição das plantas.

Nos locais onde não há luz, não existem plantas; Que locais são esses? Por exemplo: Junto ao chão nas florestas (especialmente nas florestas tropicais) Grutas, Fundo dos lagos e abaixo dos 100 metros de profundidade nos oceanos.

Que Adaptações têm as plantas à luz? - Maior ou menor desenvolvimento das folhas; Movimentos em direcção à luz.

Fototropismo - Movimento que as plantas realizam em direcção a uma fonte de luz, ou no sentido contrário. Exemplos: girassol e papoila.

Fotoperíodo - É o período de luz em 24 horas. Influencia a actividade dos animais e das plantas, a cor dos animais e os ciclos reprodutivos.

Nas plantas influencia a germinação e a floração (na primavera a maior parte das plantas entram todas em flor. Porquê? Porque começa a existir mais horas de luz por dia (“os dias são maiores”).

Também os animais são influenciados pela luz: há os que estão sempre activos como a girafas e a outros que só estão activos a noite (animais nocturnos) como os mochos.

A luz é essencial para a produção de melanina, pigmento da pele que escurece a pele. No Inverno, o fotoperíodo é menor há menor produção de melanina e os animais ficam mais claros. No Verão, o fotoperíodo maior há maior produção de melanina e os animais são mais escuros.

Quando o fotoperíodo se altera, indica aos animais a altura de começarem a acumular reservas alimentares para Viajarem (migração) ou Hibernarem (hibernação).

Sem comentários: